22.12.10

CBF unifica governos Lula e FHC

Com a presença de Pedro Malan, apontado por pesquisa Datafolha o ministro mais popular da década de 90, a Confederação Brasileira de Futebol acaba de oficializar a unificação dos mandatos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Com o ato, a Era FHC e a Era Lula passam a ser reconhecidas como Era Plano Real, que passou a vigorar em 1995. A CBF anunciou, também, que entre abril e maio do próximo ano será realizado um plano de estudos para viabilizar a inserção do governo Dilma Rousseff na Era Plano Real. "Ainda é cedo para falar disso, convém deixar o anúncio para meu aniversário de 95 anos", explicou o niemeyer João Havelange.

O grupo que pedia a equiparação dos dois últimos governos foi liderado por José Serra, Sérgio Guerra, Geraldo Alckmin, Aloysio Nunes e Odir Cunha. Serra mostrou-se aliviado com a conquista: "É uma forma de mostrar como foi realizado o continuísmo. Durante toda a campanha, bati na tecla da continuidade, de manter todas as políticas do governo atual". Satisfeito, declarou-se "especialmente honrado por ter feito parte do governo Lula, agora de forma oficial", e deixou o auditório da CBF em uma viatura do Corpo de Bombeiros ao ser atingido por uma chuva de papel.

O PMDB, que havia sido contrário à unificação dos governos, também comemorou. "Mostra como nossa presença foi intensa nos últimos 16 anos da política nacional", limitou-se a dizer Michel Temer. Ao ser questionado sobre Itamar Franco, o vice-presidente eleito tergiversou. A cúpula petista mostrou-se revoltada com a decisão. Para José Dirceu, "o Brasil ainda pagará caro por uma canetada como essas". Em discurso emocionado, o presidente Lula disse que "nunca antes na história deste país um governo foi tão perseguido e maltratado como o nosso".

A reportagem não conseguiu contato com FHC, que está nos Estados Unidos para um ciclo de palestras. Após a decisão, herdeiros de Ranieri Mazzilli, João Goulart e Jânio Quadros declararam que também tentarão a unificação. "Por que nossas famílias não possuem uma Era própria?", desabafou o comentarista da Sportv Raul Quadros durante a transmissão da cerimônia.

2 comentários:

Odir disse...

Me tira dessa, Braitner. Sí unifiquei os títulos brasilerios a aprtir de 1959.

Odir disse...

Corrigindo:

Me tira dessa, Braitner. Só unifiquei os títulos brasileiros a partir de 1959. Aliás, só fiz o Dossiê. Quem unificou foi a CBF. Abraço.